04/02/2013

Dor....mas com orgulho!

Amigos leitores do Blog 49ers Brasil, chegamos ao final da temporada 2011/2012 da NFL com um gosto muito amargo na boca. Pela primeira vez em sua história, o San Francisco 49ers deixou escapar o título em uma disputa de Super Bowl (levamos nas outras cinco tentativas). Não dá para passar o dia de hoje sem repassar na mente os memoráveis momentos do duelo de ontem, que certamente entrará para  história como um dos mais emocionantes proporcionados por esse maravilhoso esporte.

Como aconteceu em muitas partidas dessa temporada, o Niners começou devagar e ensaiou terminar o Super Bowl com uma surra. Mostrando caráter, determinação e todo o talento de seu elenco, a equipe reagiu e por míseras cinco jardas quase realizou um feito épico, uma virada que colocaria Colin Kaepernick e cia nos anais da história.

Polêmicas sobre arbitragem, blecaute ou play calling à parte, penso que o Baltimore mereceu a vitória, porque, na maior parte da partida, foi melhor em todas as três facetas do jogo- ataque, defesa e times de especialistas. Teve um QB muito inspirado em toda a pós-temporada (11 TDs e 0 INT), uma defesa que cede jardas e pontos mas decide nos momentos decisivos e um técnico audacioso e inteligente. Em suma, perdemos para um time de elite e por isso temos de manter a cabeça erguida. Abaixo, algumas análises.

- Xinguem as zebras se quiserem. Ou critiquem Greg Roman por não chamar corridas no último drive, se isso trouxer alívio. Para mim, perdemos o jogo por causa da combinação: jogo quase perfeito de Joe Flacco + péssima partida da nossa secundária. Quando o QB adversário não acertava passes precisos, suas bolas altas sempre encontravam nossos corners e safeties mal posicionados. O TD de 56 jardas de Jacoby Jones em uma 3 para 10 no meio do campo (situação óbvia de passe) mostra que a prioridade no próximo draft/free agency tem de ser um shutdown corner (Hello, Darelle Revis?). Mas isso é papo para outra coluna...

- Não foi um jogo perfeito de Colin Kaepernick. Houve algumas escolhas erradas e a interceptação em um passe muto forte. Porém, ele continua mostrando sinais de maturidade ao superar o início ruim para colocar o time em posição de virar o jogo. Seu atleticismo, braço forte e atitude só confirmam, jogo após jogo, que ele é o franchise QB que há tanto tempo esperávamos. Mal posso esperar para ver o que mais experiência fará pelo nosso jovem signal caller.

- Como o tema hoje está dominando as manchetes pelo lado da California, sinto que tenho de mencioná-lo. É óbvio que na quarta descida Michael Crabtree foi puxado e deveria ter sido marcada a falta. Se isso influenciou ou não o resultado do Super Bowl, eu acho muito difícil especular. Não existe o "se" no esporte. Muitos cenários diferentes podem ser derivados de situações extra-campo. Alguém já parou para pensar que o blecaute foi extremamente benéfico para o Niners? (e se tivéssemos ganhado seria o Baltimore que estaria chorando por causa disso). Se marcássemos o TD e uma eventual conversão de 2 pontos, Joe Flacco ainda teria mais de um minuto e três tempos para pedir, suficiente para conseguir o FG de empate ou até um TD. Com David Akers no elenco, alguém aí pode arriscar o que seria em uma eventual prorrogação? Essa é a graça do esporte. Já fomos beneficiados e prejudicados antes. Chorar agora é indigno e diminui o feito do adversário.

- Cabeça erguida! Uma franquia que saiu de um 2-14 em 2004, em 2011 e 2012 esteve a dois e a um passo do título, respectivamente. O Niners recuperou seu prestígio na liga e esse time é jovem, ou seja, ainda dará muitas alegrias ao torcedor. Com  manutenção da ótima comissão técnica e um draft um pouco melhor do que o anterior (mais sobre isso em outra coluna), voltaremos à pós-temporada em condição de brigar com as maiores forças da NFC por muitos anos!

São as minhas impressões e emoções após essa dolorida derrota. E vocês, o que sentem hoje? Aos comentários!

22 comentários:

Anônimo disse...

Nilton faço minhas as suas palavras, nosso time se superou e quase conseguimos a maior virada da historia do SB, mas o joe flacco e o ravens mereceram foram melhores e Ray Lewis teve um encerramento glorioso de sua carreira de hall of famer com certeza, temos que ter orgulho temos um time competitivo que sera melhorado na proxima temporada para voltarmos novamente ao grande palco da decisao. Perder e ganhar faz parte do esporte.

Alessandro

Vítor Mussa disse...

Gostei muito do texto, muito sensato. Parabéns aos Baltimore Ravens e que nasça uma nova dinastia dos San Francisco 49ers!

Vitor Quartezani disse...

Nosso time está de parabéns pelo jogo de ontem. Buscaram um placar que muitos já davam como perdido e por miseras 5 jardas não vencemos. Temos tudo para na próxima temporada chegarmos mais uma vez ao Superbowl e dessa vez com mais experiência chegarmos ao título.

Anônimo disse...

como dito... se fazendo tanta caca no começo na defesa, ficamos a 5 jardas do titulo, imagina se arrumarem a retaguarda da charamga kkk

Wild Kaep demostrou que tem muita força (fisica e mental) e esse time, o que é esse time, a amassada do pacoteiros, a depenada nos falcons e esse comeback no 3ºquarto... é rapaz quest for six still goes on, and maybe starting quest for seven, for eight...

mal posso esperar setembro...

Alos disse...

Na boa, foi um grande erro não ter tentado o jogo corrido para conseguir aquelas 5 jardas. Pra mim é certo que se virássemos o jogo naquele momento nossa defesa não deixaria o título escapar. 5 jardas para 2(ou 3) tentativas? Era só dar a bola pro Frank Gore que ele conseguiria essas jardas nem que fosse na marra!! Mas de qualquer forma foi uma boa partida e fica para nós a perspectiva de dias melhores. Abs

Raquel disse...

Nilton, ainda tenho pouco conhecimento do futebol americano para opinar. Mas qdo meu Niners joga... é pura adrenalina. Ganhando ou perdendo é só emoção. Claro q qdo ganha é tudoo de bommm. Pretendo aprender cada vez mais para poder debater com vcs. Adoro como vc escreve, para uma leiga é fácil entender seu ponto de vista.

Bruno Veloso disse...

Comecei a torcer pelos 49ers em uma quase virada no ultimo ano que mike singletary treinava os Niners. Nao entendia nada do esporte em 2009, mas ver a quase recuperação do time naquele jogo foi emociante.
O SB foi espetacular, temos que ter orgulho do time.
Concordo com sua análise, foi direta. O jogo foi muito bom. Aconteceu conosco o que fizemos com o Patriots: "Quando eles acharam que iriam virar o jogo, controlamos o jogo novamente com um TD de Crabtree".
Ano que vem vai dar Niners.

Nilton Sergio disse...

Esse Super Bowl foi tão emocionante, que deve ter causado infarte em alguns frequentadores do blog...rs.. Cadê o Juce, que não comenta mais? E o Dudu? Morreram mesmo...rs...

juce disse...

Fala grande Nilton.............

Quase infartei mesmo,com nossa secundaria,exceto o Goldson!!!!!!
E naquele drive final com a incompetencia em ñ conseguir aqlas "miseras" 7yds

Mas deixando a ressaca pela derrota de lado, temos muitos motivos pra mantermos otimismo em relaçao ao nosso amado 49ers
Nosso time é jovem, temos 14 picks no draft,e com a saida eminente de Alex Smith e David Akers teremos mais uns 10 milhoes de espaço no CAP.

Espero e rezo q ano q vem a secundaria seja o principal foco de nossa Front Office.

Com relaçao ao meu sumisso,é q estou gosando de merecidas férias no litoral de meu maravilhoso estado de Santa Catarina!!!!!!!!

Anônimo disse...

Uma dúvida: toda hora vejo alguém falando em 14 escolhas no draft. Não são sete?

Abs

Marlon

juce disse...

Marlon........originalmente seriam 7 mesmo, mas temos +3 em virtude de trocas no draft passado, alem de uma do Taylor Mays qdo ele foi pro Bengals e tem ainda + 3 compensatorias em razao da saida dos Free agents na temporada passada....
Axo q é isso, se eu estiver equivocado, me auxiliem.......

Anônimo disse...

Valeu Juce,

Abs

Marlon

Jorge Ramiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

It's going to be finish of mine day, except before ending I am reading this impressive piece of writing to increase my knowledge.

Feel free to surf to my site ... "forty-five"

Anônimo disse...

Good post. I am facing a few of these issues as well..

Also visit my blog post - 66661

Rafael disse...

Olha o spam aí, Nilton ...

FutebolAmericanoBR disse...

Galera novo site sobre futebol americano. Ta so começando deem uma conferida
http://www.futebolamericanobr.net
@futeamericanobr

Anônimo disse...

Wonderful work! That is the type of info that should be shared across the internet.
Shame on Google for not positioning this put up higher! Come on
over and visit my website . Thanks =)

Here is my web site: cheap air max

Anônimo disse...

What's up everyone, it's my first go to see at this web site, and article is actually fruitful designed for
me, keep up posting these types of posts.

Also visit my website; polo ralph lauren outlet online

Anônimo disse...

It's a relief that I was able to come across blogger.com: it has the resources I was actually hunting for. You've made an exсellent rеsource anԁ it's clear you possess a comprehensive comprehension of the subject. Thanks to your wealth of information, I'νe figured out сonѕiԁerablу
moгe about the subject and will be coming back for more.


Feel free to surf to my ωeb blog; scufgaming.com

Anônimo disse...



Also visit my web page :: web site

Anônimo disse...

Oi tudo bem? você conhece algum site a onde eu posso comprar um bone dos 49ers?? To precisando achar um para dar de presente, mas nao encontro!

Obrigada
Lidia